terça-feira, 11 de setembro de 2012

ELEICÔES 2012


Este é verdadeiramente um MOVIMENTO em ação. Fica aqui o nosso agradecimento a todos os nossos irmãos MFCistas que lotaram ontem a sede da Legião de Maria na Paróquia da Rainha da Paz. Foi um ato de cidadania, formação política e fortalecimento da nossa fé enquanto movimento que busca cumprir as suas finalidades estatutárias junto às famílias através da ação, onde busca desenvolver ações visando a humanização, a evangelização, a promoção de valores humanos e cristãos de pessoas e famílias, capacitando as famílias para que possam cumprir a sua missão de formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do bem comum. Ontem através das perguntas instigamos os candidatos a prefeito a apresentarem como desenvolverão projetos, propostas a fim de promover programas e atividades assistenciais e de promoção humana para pessoas e famílias, especialmente focadas nas crianças, adolescentes e idosos carentes, para o atendimento de suas necessidades de alimentação, nutrição, saúde e instrução, propiciando orientação para a sua inserção cidadã na sociedade e no mercado de trabalho, sem perder o foco do desenvolvimento sustentável através de políticas que possam promover ações de qualquer natureza em defesa da preservação ambiental, assim cravamos a nossa identidade na busca de construir políticas públicas estruturantes criando ambiência para desenvolvimento das famílias, pilar de sustentação da nossa comunidade, estado, país.
Tudo aconteceu como planejado, iniciamos o encontro com os prefeituráveis como se estivéssemos fazendo uma reunião em nossa casa, o CANTO DA CIDADE animou a todos com músicas que nos remeteram às nossas raízes como grupo que luta por seus ideais sem perder de vista o amor a Cristo. A equipe de LITURGIA DA CIDADE nos convidou a invocar o Espírito Santo, um canto para aclamarmos a Palavra e em seguida a leitura do evangelho do dia, que por alguns instantes alimentou e ecoou em silêncio no nosso interior, para darmos continuidade ao nosso evento.
Convidamos o Pároco da Rainha da Paz, Pe. Valmir para oficialmente abrir o evento e dar as boas vindas, seguindo por nosso Presidente Juraci Bento que do seu jeito simples e carismático apresentou o MFC dando a todos um norte das ações que praticamos, convidando a todos a participar para a construção do maior evento realizado pelo movimento que acontecerá em nossa cidade em julho de 2013 – o 18º ENA, que reunirá pessoas – famílias de todo o Brasil com o propósito de promover políticas para o fortalecimento da saúde e prosperidade das famílias brasileiras. O Diácono Luciano, criteriosamente embasado por documentos da nossa igreja e um vídeo (CNBB), nos trouxe à luz a preocupação e a importância da igreja conhecer e vivenciar a política, muitas vezes apresentando frases do Santo Padre o Papa Bento XVI ,dentre outros Papas e documentos da Igreja. Capacitou a todos os presentes lembrando-nos do papel da Igreja como aquela que busca a interação dos diversos meios e políticas para a promoção e manutenção da vida e da dignidade humana.
A Equipe de Metodologia da Cidade ficou responsável por mediar o encontro com os candidatos. A mesa foi composta por Abel Rebouças, Edigar Mão Branca, Ellquisom Soares e  Herzem Gusmão, o candidato Guilherme Menezes não se fez presente e enviou oficio justificando a sua ausência. Disponibilizamos a cada candidato o tempo de dez minutos para apresentar projetos e/ou propostas objetivando promover as famílias conquistenses.
Após sorteio pela mesa organizadora o candidato Ellquisom foi o primeiro, seguido por Edigar Mão Branca, Herzem Gusmão e Abel Rebouças. Foram unânimes quanto a importância da igreja estar promovendo este tipo de encontro e cada um usou o tempo da melhor forma possível para apresentar o que lhes fora proposto,  comprometendo-se em fazer o encaminhamento das propostas e projetos por escrito para que possamos fazer o acompanhamento após as eleições. Ainda com a mesa em formação e seguindo a nossa pauta, fizemos uma Rodada de Perguntas onde cada candidato respondeu a quatro perguntas, tendo três minutos para respondê-la.
Na primeira rodada membros do MFC fizeram perguntas a Edigar Mão Branca, Ellquisom, Herzem e Abel. A segunda feita por membros da Pastoral Familiar na seguinte ordem: Abel, Herzem, Edigar Mão Branca e Ellquisom. Na terceira e última rodada fizemos uma dinâmica diferente, onde cada candidato pegou duas perguntas e através de sorteio (duas rodadas) cada candidato foi respondendo tendo o mesmo tempo para resposta.
Para as considerações finais convidamos o Diácono Luciano que agradeceu a todos pela presença e participação reforçando o papel da Igreja no processo político eleitoral.
Foi dado aos candidatos para considerações finais o tempo de um minuto e em seguida convidamos o Pároco Pe. Valmir para fazer o encerramento, oração e benção final, seguida pela música Oração da Família pelo CANTO DA CIDADE.
Acreditamos que este tenha sido um momento especial para todos os que tiveram a oportunidade de participar, conhecemos mais os nossos candidatos, as suas propostas e amadurecemos na fé e na política.
E por tudo isso, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Forte abraço,

Equipe de Metodologia Cidade
Rubens Carvalho























Um comentário:

  1. Estive presente nesse momento, foi muito boa a iniciativa da Igreja Católica e seu movimento MFC, são momentos ricos como esse que precisamos proporcionar ao nosso povo. Parabéns a toda equipe de organização!

    ResponderExcluir