No mês da Bíblia o grupo Renascer do MFC da Área de Santa Luzia realizou no último domingo(23) uma Gincana Bíblica com base no Livro de Atos dos Apóstolos que envolveu crianças e adultos numa atividade muito gratificante e divertida. A gincana proporcionou o estímulo à leitura da Palavra, integração entre os membros e a socialização de informações encerrando-se com um delícioso junta panelas e uma bela tarde de bate-papo.
Sergio e Maisa
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
TEXTO DE FORMAÇÃO PARA O 18º ENA
D
|
ando continuidade às reflexões objetivando bem nos prepararmos para o XVIII ENA, o casal Tânia e Tiquinho (MFC Descalvado – SP) publicou mais um tema, trazendo uma abordagem sobre um assunto fundamental na vida do cristão: EUCARISTIA.
A grande oração do católico é a Santa Missa, pois, atualizamos com este gesto a ação redentora de Jesus Cristo. A Eucaristia é a fonte e ápice de toda vida da Igreja.
A reflexão tem como proposta levar os emefecistas a descobrirem esta realidade; o desafio é levar nossos membros a colocar a Eucaristia no centro de suas vidas.
XVIII ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MFC
JULHO 2013 - VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
TEMA: FAMÍLIAS: ABRAM OS OLHOS PARA OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI!
LEMA: “EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, VIDA EM ABUNDÂNCIA” (Jo 10,10)
FAMÍLIA E EUCARISTIA
Este tema pode ser mais um a receber atenção do MFC – Movimento Familiar Cristão, por ocasião do XVIII Encontro Nacional, a ser realizado em julho de 2013, na cidade baiana de Vitória da Conquista. A imagem que ilustra este artigo representa muito que pretendemos traduzir neste trabalho. Observem a alegria e confiança estampada em cada semblante, é justamente isto que a Eucaristia proporciona.
Escrevemos sobre este assunto, por sugestão de um grande amigo de nossa cidade, profundo conhecedor de Liturgia, comentando sobre a importância da Eucaristia na vida do cristão, em especial na vida em Família e também na vida do MFC.
O Papa Bento XVI recentemente afirmou: ”a Família é o eixo da sociedade, e a Eucaristia o centro da Família”.
As refeições são uma experiência fundamental em Família. Este gesto, mesmo sem percebermos ou darmos importância, gera em seus membros muito entrosamento, reciprocidade, animosidade, cumplicidade e principalmente confiança.
Jesus Cristo ao adotar este gesto como sua despedida dos discípulos, quis manifestar a importância do seu sentido e a plenitude de sua realização.
A Eucaristia traz em sua essência um grande reforço à comunhão familiar e pode traduzir-se em um elemento natural de espiritualidade com objetivos únicos que auxiliam e possibilitam a vivência de tarefas e responsabilidades cristãs tanto na própria Família, como também na comunidade (extensão da Família), e porque não dizer, também dentro dos objetivos e metas do Movimento Familiar Cristão (MFC).
Para ilustrar bem nosso tema desta vez, vamos inserir uma reflexão do Pe. Zézinho:
A CEIA DO SENHOR: EUCARISTIA
“Algumas igrejas praticam a Eucaristia todos os dias. Outras, em alguns momentos da jornada. Todas merecem respeito. Não é a quantidade de vezes, mas a intensidade com que a vivemos que torna aquela mesa um lugar de solidariedade e de libertação.
Ceia ou refeição é experiência fundamental em família. A família que tem o ritual de se alimentar junta tem muito mais chance de se entrosar melhor. Quando as refeições são pouco partilhadas, e comidas às pressas ou por entre gritos, as ceias se tornam conflitantes. Quando os alimentos são tomados por entre beijos, abraços e risos, a digestão é melhor e vale à pena estar juntos.
A expressão comensal é usada para alguém aquele que senta à mesa junto conosco. Entre muitos povos isto era sagrado. Hospedar alguém e dar-lhe de comer era ponto de honra. Agradava a Deus. Jesus mesmo utiliza parábolas que falam de refeição e de comer à mesa. Um dos gestos supremos de Jesus – como prova da sua presença continuada neste mundo – foi a última ceia. Ele disse “Desejei ardentemente comer esta ceia, partilhar desta refeição com vocês, e será a última que eu como até a grande ceia no Reino dos Céus”. Ali, partiu o pão e deu aos discípulos e distribuiu vinho e disse “Tomem e comam, Tomem e bebam, porque isto é meu corpo e isto é meu sangue”. É como se Ele dissesse “Todas às vezes que tiverem saudades de mim, façam isso: partilhem o pão e o vinho. E neste gesto de quem partilha, vocês descobrirão um novo maná. Eu estarei presente entre vocês”.
Jesus transformou o sinal da refeição fraterna, num gesto sobrenatural, que torna as pessoas uma só família, irmãos partilhando os seus alimentos, e compartilhando o pão. Ele estaria presente sob as espécies de pão e de vinho, e manifestaria sua graça a todo aquele que viesse aprender a partilhar e partir numa ceia.
Por isso, para nós, a ceia chamada de eucaristia no sacramento, é sinal de Deus. Nós cremos que não é só teatro. Deus que tudo pode, envia seu Filho outra vez e nós oferecemos a Deus o seu Filho. E tanto é verdade, que a missa é toda dirigida ao Pai, pelos cristãos que oferecem a Ele o seu Filho, e em nome do seu Filho falam ao Pai. O Pai em nome de seu Filho concede.
É fundamental entender que a missa não é dirigida a Jesus: ela é dirigida ao Criador e oferece de novo ao Criador o Filho que um dia ele nos deu, porque nós cremos no que aconteceu na última ceia. A missa é um gesto belíssimo, e nós católicos derivamos as nossas forças desses encontros ao redor da mesa sagrada. Porque cremos no pão do céu, é ele que nos incentiva a distribuir o pão da Terra.
Quem vai à missa e, depois, não luta pela justiça no seu país, praticamente não foi à missa, ou não a entendeu. Não acaba tudo naquela hora. Tanto é verdade que a ultima saudação é Ide em Paz, e o Senhor vos acompanhe. Em latim se dizia: Ite Missa est. A cerimônia acabou, mas o envio do missionário começa agora!”Pe. Zezinho scj
A grande oração do católico é a Santa Missa, pois com nossa participação atualizamos a ação redentora de Jesus Cristo. A Eucaristia é fonte e ápice de toda vida da Igreja. Tudo quanto fizermos só tem sentido se culminar com a Eucaristia.
QUESTIONÁRIOS:
- QUAL A IMPORTÂNCIA DA CELEBRAÇÃO EUCARISTICA NA VIDA DOS MEFECISTAS?
- O MFC ESTÁ FAZENDO ESSA EXPERIÊNCIA DE TER A EUCARISTIA NO CENTRO DE SUAS AÇÕES?
- AS FAMÍLIAS MEFECISTAS VIVEM, CELEBRAM A EUCARISTIA? CELEBRAM O DIA DO SENHOR?
- QUAL O LUGAR DA EUCARISTIA NA VIDA DOS CASAIS MEFECISTAS?
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
CONDIN SE REÚNE EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
O
|
Conselho Diretor Nacional do Movimento Familiar Cristão do Brasil esteve reunido desde a última sexta-feira (21) até o inicio da tarde do domingo (23) na Sede do MFC de Vitória da Conquista, Bahia, com a presença do casal Coordenador Nacional e do CONDIR SUL, Eduardo e Ismari; do Coordenador do CONDIR NORTE, Alzenir; do casal Coordenador do CONDIR SUDESTE, Freitas e Alivanir; do casal Coordenador do CONDIR CENTRO-OESTE, Moisés e Maria Aparecida; do casal coordenador do CONDIR NORDESTE, James e Fátima; de Gilson e Lourdes, casal SENCOM; de Jorge, SERCOM/NE; Florisval, SERFIN/NE; Frei Davi, ASSESSOR ESPIRITUAL NACIONAL; e de dirigentes da ECCI-VITÓRIA DA CONQUISTA.
A abertura aconteceu na noite da sexta-feira, com a recepção dos dirigentes emefecistas na residência do casal Rubens (Equipe de Metodologia do ENA 2013) e Rosana (tesoureira da ECCi Vitória da Conquista), no bairro Candeias.
Na manhã do sábado os participantes do CONDIN foram recebidos em audiência pelo prefeito do município, Guilherme Menezes e pelo vice-prefeito, Ricardo Marques, que garantiram o apoio da municipalidade na realização do 18º ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MFC, em julho de 2013.
Ainda na manhã do sábado, ao saírem do gabinete do prefeito de Vitória da Conquista, os representantes regionais se dirigiram ao local que acontecerá o 18º ENA, onde conheceram as instalações, consideradas excelentes para a realização do Encontro Nacional. Em seguida, retornaram à Sede do MFC, onde extensa pauta com assuntos relacionados ao movimento foi debatida pelo colegiado. Por volta das 13 horas houve uma pausa para o almoço.
Registramos ainda na manhã do sábado, a visita do Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista - BA, Dom Luís Gonzaga, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), que desejou boas vindas a todos os visitantes e falou da importância do MFC para as famílias brasileiras, em especial das famílias de Vitória da Conquista. Dom Luís desejou uma profícua reunião e deu sua benção.
Por volta das 15 horas, à reunião foi reiniciada com o assunto 18º ENA, iniciando pela leitura da Ata da 3ª reunião da equipe de Metodologia oportunidade que o colegiado discutiu cada tópico.
A Equipe ENA apresentou o cronograma da programação do ENA, os temas e os CONDIR’s responsável pelas Liturgias. Ficou definido que o emefecista Júnior (ECCi Vitória da Conquista) será o responsável pela coordenação das Liturgias. O colegiado decidiu que até o dia 15 de outubro de 2012 a equipe de Infra Estrutura deverá encaminhar a cada CONDIR e ao CONDIN a linguagem e tipo de formatação das liturgias a serem programadas.
Além das vagas ofertadas (400 adultos e 50 jovens), a coordenação do 18º ENA garantirá as vaga da equipe de Metodologia, mas, exclusivamente da pessoa indicada, não incluindo o acompanhante. O colegiado definiu que a participação no ENA deve ser exclusiva de membros efetivos do MFC.
A equipe de Infra Estrutura disponibilizará via internet as inscrições para o ENA, cuja validação será feita pelas Coordenações Estaduais. A ficha de inscrição estará disponível no site do MFC Vitória da Conquista com link no site do MFC e no blog do MFC NOTÍCIAS.
A oficina de jovens passou a ser denominada “Nucleação e Caminhada dos Jovens” com a participação de 50 jovens com idade mínima de 15 anos.
O colegiado reforçou que o facilitador escolhido para trabalhar nas oficinas do ENA deve ser membro conhecedor da metodologia do MFC, evitando-se posturas que caracterizem estrelismos.
Dando sequencia a reunião, os coordenadores regionais apresentaram as atividades desenvolvidas nas suas respectivas regiões. Além das discussões regionalizadas, o colegiado definiu que os coordenadores regionais devem propor as coordenações estaduais realização de Encontros Regionais, no mesmo formato do SIN (Seminário de Integração Nacional), com a participação das ECE e ECCi’s. Os trabalhos do sábado foram concluídos com um delicioso jantar preparado pela equipe de cozinha do MFC Vitória da Conquista.
No domingo a reunião do CONDIN reiniciou-se com a Celebração Eucarística presidida pelo Frei Davi, Assessor Nacional. A reunião do CONDIN teve continuidade com várias discussões, entre elas a da proposta de Integração Administrativa, constituída por uma proposição para que todos os mandatos de Coordenação de Cidade e de Estado tenham o mesmo período de gestão.
Os candidatos às sucessões regionais, estaduais, e nacional devem apresentar as respectivas documentações prevista estatutariamente, inclusive no que se refere ao Conselho Fiscal. Já na próxima reunião do CONDIN, os CONDIR’s deverão indicar os nomes dos candidatos e vices das coordenações regionais e do conselho fiscal, entregando a correspondente documentação, dos candidatos aos cargos. A coordenação nacional disse da obrigatoriedade das atuais coordenações de passarem as orientações referentes a sua gestão, detalhando a realidade vivenciada, além do compromisso, também estatutário, de acompanhar a próxima gestão.
Após a discussão de vários assuntos administrativos do MFC em nível de Brasil, aconteceu um momento de Formação, através de Ismari, que apresentou o 2º tema realizado no Encontro de Corações que são os “Valores na Sociedade”. A reunião foi finalizada com a liturgia apresentada pelo CONDIR NORDESTE.
Foi unanime a alegria e o agradecimento do colegiado do CONDIN aos emefecistas de Vitória da Conquista, que acolheram o colegiado de forma carinhosa, principalmente os hospedeiros, que abriram suas casas para acolher os emefecistas das cinco regiões do país.
A próxima reunião administrativa do CONDIN será abril de 2013 na cidade de Linhares -
Espirito Santo.
SENCOM: Jorge http://mfcbrasilnoticias.blogspot.com.br/
Fotos: Antonei
Assinar:
Postagens (Atom)